
Qual o papel do advogado criminalista?
O Que Faz um Advogado Criminalista ?
O Advogado criminalista, não mede esforços no momento em que decide defender uma pessoa.
Há muito engano com relação ao conceito que vem junto a essa profissão. De forma simples, o advogado criminalista, é o profissional que fica a disposição da lei, para que haja um julgamento justo a todos.
Todos Têm O Direito De Defesa
Todo cidadão, conforme previsto na Constituição federal, tem o direito a defesa. Assim como todos merecem um bom atendimento em um hospital, todos também merecem ser salvos da morte se for o caso, logo todos possuem o direito de se defender.
Seria incorreto alguém que foi pego supostamente cometendo um crime, não ter o direito de falar. Todos têm o direito de defesa, certos ou errados. Todos cometem erros que precisam ser corrigidos.
Veja o que diz o artigo 5º inciso LV da nossa Constituição Federal:
Art. 5º. LV – aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes.
Qualquer cidadão está sujeito a errar
Um cidadão íntegro, do bem, sem problemas com a justiça; também está propício a cometer algum erro. Caso o indivíduo não tivesse o direito de falar e se nenhum advogado criminalista estivesse para defender, no mínimo haveria uma punição injusta.
Desta forma, o advogado criminalista, tem o papel de garantir que o julgamento seja correto, não importa o ato que se tenha cometido. O mesmo irá garantir a liberdade, a integridade do julgado, e até mesmo a preservação da vida.
Justiça Com As Próprias Mãos
Existem reportagens de pessoas que fizeram justiça com as próprias mãos. Normalmente, atitudes como essa, têm impacto negativo na sociedade. Muitos pais de família já foram confundidos, por exemplo com meliantes que de fato cometerem um crime, e a população fez justiça com as próprias mãos.
Aplicaram uma justiça intitulada por eles mesmos por “justiça dos homens”, que na maioria das vezes foi equivocada. Se em um tribunal pode haver erro, imagina nessa situação onde não existe compreensão do outro lado, onde um número maior de pessoas se volta contra um número menor ou contra apenas uma.
Por este motivo, o advogado criminalista tem o papel real de estar tanto no lado da acusação, quanto da defesa. Pois ele assegura o direito que todo cidadão tem, fazendo com que não haja justiça feita com as mãos. Mas sim cumprindo um papel que todos temos direito.
O Advogado Defende Uma Pessoa, Não Uma Atitude
Um advogado criminalista defende a pessoa, e não a atitude, uma vez que o erro foi cometido, ele precisa ser corrigido. Portanto, quando o réu confessa ou fica provado o ato errôneo, o advogado visa entender o que motivou, os aspectos pessoais e ou fatores externos que contribuíram para o ato. E assim trabalhar, seja na defesa ou na acusação.
Culpado Ou Inocente? O Papel Do Advogado Criminalista
Um advogado criminalista vai defender, sejam culpados ou inocentes, não cabe a ele julgar, cabe a ele aplicar a lei a favor do seu cliente. Não se defende um ato e sim uma pessoa, como já foi dito.
É natural que no Brasil, onde a violência está presente em toda parte, que o cidadão de bem questione algumas situações. O caso é que não é aceitável e nem de bom tom questionamentos do tipo: Porque esse advogado defende essa pessoa, se está claro que é um bandido?.
O advogado criminalista expõe da melhor forma o caso visando diminuir uma pena ou provar a inocência de alguém. E mesmo que o cliente seja condenado, é papel da justiça impor uma pena adequada.
Sendo assim, não cabe a sociedade dizer ou não quem deve ou quem não deve ser defendido.
Assegurar Os Direitos Resguardados, Papel Do Advogado Criminalista
Destrinchando um pouco o artigo 5º, todo e qualquer cidadão tem direito a defesa, seja em processo administrativo, judicial, cível ou criminal. Sendo assim, no caso de um processo criminal o advogado irá resguardar os direitos de quem se encontra sob a acusação de um crime.
Assegurando um processo justo, conforme a lei determina. Não expondo ninguém a casos injustos, onde pessoas são condenadas e descobre-se depois de algum tempo sua inocência. O advogado criminalista garante o fiel cumprimento das regras e princípios constitucionais.
Combater A Criminalidade
O advogado criminalista combate a criminalidade. Não exerce práticas delituosas ou tolera o crime. Entende o que fez com que um cidadão cometesse uma infração. Aconselha e orienta o seu cliente a se manter longe do crime, mostra caminhos.
Diferente de buscar a impunidade, precisa garantir que a justiça seja feita. Por mais que não seja normal ouvir isso, mas, o advogado criminalista sempre estará buscando a paz social e o bem estar do ser humano.
Advogado Criminalista Defende A Liberdade E A Paz Social
No Brasil surgiram grandes nomes da advocacia criminal onde foram vistos como defensores da liberdade e paz social. Ele não compactuaram com abusos e injustiças, como um profissional correto sempre deve fazer.
O advogado Heraclito Fountoura S. Pinto ficou muito famoso no país, pois estava em todos os acontecimentos importantes do século XX. Ele posicionou-se a favor dos direitos humanos dos presos políticos, durante a Ditadura Militar e o Estado Novo de Vargas.
Sendo assim nesta profissão não é avaliado se o cliente deve ser defendido ou não. Mesmo que a população entenda que deveria acontecer uma triagem entre quem tem ou não direito à defesa.
Conclusão
Cabe ao advogado buscar que o cidadão tenha um processo legal adequado, que tenha ampla defesa. Com tal característica, todos são inocentes até decisão judicial com fluxo em julgado.
Por fim, e não menos importante, o advogado criminalista não escolhe seus clientes, afinal a lei vale para todos como já foi citado, fica explicado que quanto maior for o crime cometido maior será o alvoroço social para a condenação.