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O atraso do seu voo causou danos? Conheça seus direitos

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É inquestionável, o atraso do seu voo é muito mais do que um simples incômodo. Em algumas ocasiões, esse transtorno pode causar sérios prejuízos aos passageiros. Principalmente aqueles, que tinham tudo planejado para chegar ao seu destino a tempo.

Você pode perder a oportunidade de fechar um negócio importante, não ter a chance de se despedir de um parente ou não estar presente em um momento marcante da sua vida. 

Apesar de não ser possível recuperar esse tipo de ocasião, você pode fazer valer os seus direitos e ser indenizado por isso. Para tanto, é preciso saber quais são os direitos que você tem como consumidor.

Atraso do seu voo: conheça seus direitos

No Brasil, as chances de sofrer com o atraso do seu voo são grandes. Por isso, se você deseja evitar transtornos e dores de cabeça, então é necessário estar bem informado quanto aos seus reais direitos como passageiro.

Caso contrário, as probabilidades de ser lesado e perder a oportunidade de ter os seus direitos devidamente assegurados. Assim como ser indenizado pelos prejuízos aumentam drasticamente.

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Resolução da ANAC

A resolução de nº 141 da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) prevê que, em casos de atrasos ou cancelamentos de voos, as companhias aéreas são obrigadas a prestar os seguintes atendimentos:

    • 1 hora de atraso: disponibilizar ligações gratuitas e acesso a internet para facilitar a comunicação dos passageiros;
    • 2 horas de atraso: fornecer alimentação gratuita para os passageiros;
    • mais de 4 horas de atraso: a empresa aérea deve oferecer acomodação, traslado e serviço de hospedagem aos passageiros.

    Indenização Por Danos Morais Do Atraso Do Seu Voo

    Quando ocorre o atraso do seu voo por mais de quatro horas, a jurisprudência determina que o consumidor tem o direito de ser indenizado por danos morais. 

    Além do direito a uma indenização monetária, você ainda pode exigir o reembolso integral da sua passagem.Isto é, se houver a desistência da sua parte de realizar a viagem.

    Outro direito garantido nessas situações é a sua reacomodação em outro voo com o mesmo destino. Isso pode ser feito na mesma companhia aérea ou em terceiros, na data que você preferir.

    voo atrasado veja seus direitos O que fazer quando o voo atrasar?

    Quando o voo atrasar, procure uma atendente da companhia aérea e solicite uma assistência. Contudo, caso ela se negue, solicite a presença do supervisor de plantão para informar que o seu voo está atrasado. 

    Em última instância, dirija-se para o escritório da ANAC ou para o Juizado Especial Cível mais próximo e registre a sua reclamação. 

    Além disso, também é recomendado que você documente o máximo de informações e evidências que conseguir. Nesse momento, vale a pena tirar fotos, gravar conversas e guardar comprovantes.

    Ao tomar essas atitudes, você poderá assegurar que os seus direitos como consumidor serão garantidos. Além disso, ainda conseguirá diminuir os danos que o atraso do seu voo causou na sua vida.

    Portanto, uma dica crucial é procurar um advogado do consumidor para iniciar os trâmites para indenização por danos morais.

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