Por que escolher um advogado especialista em direito do consumidor
O advogado especialista em direito do consumidor é o profissional que ninguém gosta de precisar, mas que todos devem manter por perto. Afinal de contas, é ele que vai prevenir e resolver situações antes que elas se tornem um grande problema.
Assim, uma das principais áreas em que problemas cotidianos ocorrem e que podem gerar a necessidade da contratação de um advogado é o direito do consumidor, afinal de contas todos estão inseridos em relações de consumo o tempo inteiro.
Algumas situações clássicas como ter o voo cancelado e precisar enfrentar horas no aeroporto para conseguir embarcar ou não poder realizar uma cirurgia ou outro procedimento importante porque o plano de saúde não autorizou e problemas com o banco são típicos casos em que a orientação de um advogado seria crucial para garantir direitos e possíveis reparações.
Ações do Juizado Especial podem se tornar uma armadilha
Sabe-se que é possível ingressar com ações no Juizado Especial sem advogado caso o valor da causa seja de até 20 salários mínimos.
Mas o que você não sabe é que nem sempre vale a pena entrar na justiça para resolver seu problema. Por isso, um advogado especializado pode poupar você de perder tempo e dinheiro.
Por esse motivo, é importantíssimo ter um advogado especialista em direito do consumidor ao seu lado. A ausência de orientação jurídica pode custar caríssimo para o consumidor e, inclusive, ocasionar um resultado negativo ao processo.
Como um advogado especialista em direito do consumidor pode me ajudar?
Propor um acordo extrajudicialmente muitas vezes é a melhor solução e apenas um advogado consumerista pode analisar seu caso e decidir se vale a pena ingressar com uma ação na justiça ou se seria mais simples resolver a questão extrajudicialmente.
Essa análise será feita a partir de casos semelhantes ao seu, ou seja, antes mesmo de entrar com uma ação judicial, o advogado especialista em direito do consumidor analisará seu caso em algumas horas e estará pronto para emitir um parecer que pode poupá-lo de estresse que uma ação judicial demanda.
Outra possível situação é quanto à aceitação de um acordo extrajudicial. Em muitos casos, o consumidor se nega a aceitar acordos porque crê que terá mais sucesso ao ingressar com uma ação judicial, mas nem sempre esse será o caso e apenas um advogado poderá analisar a questão e direcionar para a melhor resolução de seu problema.
O advogado especialista em direito do consumidor pode economizar o seu dinheiro
Em um processo haverá gastos. O excesso de confiança quanto a uma ação pode gerar prejuízos.
Caso não haja sucesso em um processo, você poderá ser sentenciado a pagar os honorários da parte contrária da ação.
Além disso, existem os gastos das taxas cobradas pelo poder Judiciário.
Ou seja, o barato pode sair caro e a consulta a um advogado especialista em direito do consumidor é sempre a melhor opção.
O mito da “causa ganha”
É muito comum que pessoas leigas considerem uma situação como “causa ganha”.
Mas a verdade é que no direito não existem causas ganhas. Todo processo apresenta variáveis particulares que só poderão ser interpretadas pelo juiz responsável pelo caso.
Então, apesar de na relação entre consumidor e fornecedor o primeiro ser considerado parte vulnerável, isso nem de longe representa 100% de certeza que o consumidor terá êxito em uma ação judicial.
O ideal é procurar orientação profissional para que o Judiciário seja ativado apenas quando houver chances reais de vitória, o que demanda uma análise do caso antes mesmo de procurar a justiça.
Acordos não vantajosos
A pressa pode ser sua maior inimiga nesse momento. Imagina aceitar um acordo de R$ 2.000,00. e depois descobrir que a expectativa sobre o um processo seria do recebimento de cerca de R$ 10.000,00.
Por esse motivo o que pode parecer vantajoso a princípio pode se tornar uma dor de cabeça. O contrário também é verdade.
Muitas vezes o fornecedor pode oferecer acordos que são vantajosos quando se leva em consideração a demora de uma ação judicial.
Assim, apenas um advogado pode aconselhar qual o melhor caminho a ser seguido e se um acordo é viável para o seu caso.
Se você quer ter sucesso na ação, é provável que precise de um advogado especialista em direito do consumidor de qualquer forma
Poucas pessoas sabem, mas no Juizado Especial, mesmo em ações que a princípio não precisam de advogado para iniciar, caso haja a necessidade de análise por uma Turma Recursal, é necessária a contratação de um advogado.
Ou seja, caso seu pedido seja negado em primeiro grau e você precise pedir por uma reanálise por meio de recurso, isso só poderá ser feito com o auxílio do advogado, caso contrário todos os seus esforços morrerão em primeira instância.
Isso não seria um problema tão grande. Mas o que geralmente acontece é a falta de orientação profissional na primeira parte do processo prejudica a reanálise porque provas fundamentais não foram produzidas em momento oportuno.
Assim, uma ação que teria grandes chances de ser vitoriosa é enormemente prejudicada.
Dessa forma, ter um advogado do início ao fim é sempre a melhor decisão para ter seu caso avaliado com o cuidado que ele merece.
Não conte com a sorte
Esse é o melhor conselho que posso dar a você. Ingressar com uma ação judicial sem ajuda de um advogado especialista em direito do consumidor é uma verdadeira roleta russa.
O resultado é totalmente imprevisível e problemas que poderiam ser facilmente evitados se tornam fatais.
Vimos que a ajuda profissional pode:
- Economizar seu dinheiro
- Economizar seu tempo
- Poupar você de estresse em causas infundadas
- Ajudar a prever o que esperar de uma ação – mas não prometer causa ganha!
- Não aceitar acordos que são uma furada
- Avaliar bons acordos
- Descobrir o caminho claro para uma ação
Assim, da mesma forma que você não faria uma cirurgia sem ajuda, também não vale a pena acionar o Judiciário totalmente no escuro quanto aos resultados.
Procure sempre a orientação de um advogado.