
Golpe Do Motoboy: Proteja-Se E Evite Prejuízos
Golpe Do Motoboy: Proteja-Se E Evite Prejuízos Com A Fraude
Provavelmente esta história já aconteceu com você ou com alguém que você conhece: uma ligação identificada como sendo do banco, informando que foram identificadas movimentações suspeitas e que os cartões precisarão ser recolhidos imediatamente por um motoboy. É assim que se concretiza o chamado golpe do motoboy.
Os golpistas, confirmando os dados pessoais do titular do cartão, fazem acreditar que, de fato, se trata de uma ligação do banco.
Ao solicitar a entrega dos cartões bancários com o chip intacto, podem conseguir acesso a diversas informações importantes e fazer o uso do cartão em novas compras, saques, empréstimo entre outros.
Neste artigo, você poderá acompanhar dicas para se prevenir deste golpe e também saber o que fazer se foi vítima e evitar os prejuízos das transações realizadas pelos golpistas.
11 Dicas para Não Cair no Golpe do Motoboy
O golpe do motoboy e outras fraudes bancárias fazem vítimas diariamente. Por isto, esteja alerta as 11 dicas para não cair no golpe:
1 – Nunca envie fotos do cartão de crédito e do cartão de débito por e-mail ou WhatsApp: Compartilhar os dados dos cartões pode facilitar a realização de fraudes bancárias e também não é prática de nenhuma instituição bancária.
2 – Não informe sua senha por telefone: A senha é um dado pessoal que não deve ser informado a terceiros. Jamais forneça a sua senha por telefone!
3 – Não retorne a ligação imediatamente: Quando receber uma ligação suspeita, não ligue imediatamente para o banco. Espere entre 5 e 10 minutos para fazer a ligação para garantir que a ligação não foi grampeada. Se possível, ligue de outro telefone.
4 – Confirme o número de telefone do banco: Os números de telefone e canais de atendimento do banco estão disponíveis atrás do cartão ou então no site oficial. Sempre certifique-se de estar ligando para o número oficial.
5 – Não clique em links de e-mail que não sejam oficiais: Sempre confirme quem enviou o e-mail. Caso o e-mail tenha sido enviado pelo banco, o domínio é do próprio banco.
Por exemplo, uma mensagem de e-mail enviada pelo Banco Santander será enviada por um e-mail que termina em “@santander.com.br”; um e-mail enviado pelo Banco Itau, terminará em “@itau-unibanco.com.br”.
6 – Não entregue os seus cartões, mesmo depois de recortados ou inutilizados: Depois do cancelamento ou bloqueio do cartão, por qualquer motivo, os bancos não solicitam a sua devolução. Fique atento a esta solicitação!
7 – Tenha cuidado ao inutilizar os cartões: Mesmo depois de recortados, é preciso certificar que o chip e a tarja do cartão foram inutilizados. Corte o chip ao meio e não entregue a ninguém.
8 – Acompanhe suas movimentações bancárias pelo Internet Banking: A grande maioria dos bancos oferece, por meio de seus aplicativos, o envio de alertas quando realizadas transações vinculadas aos cartões.
Deste modo, é recomendado ativar as notificações e acompanhar as movimentações que foram registradas pelo banco para questionar, caso identifique alguma transação que você não autorizou.
9 – Use cartões virtuais: Para realizar compras pela internet de forma mais segura, opte por cartões virtuais, pois o cartão terá validade temporária e a chance de os dados serem utilizados é menor.
10 – Solicite o bloqueio dos cartões: Prevenir nunca é demais. Se você tem dúvidas quanto as movimentações realizadas em seu cartão, informe ao banco e solicite o bloqueio.
11 – Procure a polícia: Se você desconfiar que foi vítima do golpe do motoboy, procure imediatamente a polícia e registre a ocorrência.
Com base nestas dicas, com certeza você diminui muito as chances de ser vítima do golpe do motoboy. Adote estas precauções diariamente!
Como Recuperar o Prejuízo do Golpe do Motoboy
Se as dicas para evitar a fraude bancária chegaram tarde e você já foi vítima do golpe do motoboy, lembre-se de imediatamente registrar um boletim de ocorrência, descrevendo todos os detalhes da fraude.
Por si só, o boletim de ocorrência não irá resolver o prejuízo financeiro do golpe, já que tem o objetivo de apurar o crime praticado pelos golpistas.
Para reverter os prejuízos, será necessário entrar em contato com o banco.
Isto porque, os bancos são obrigados a manter em segurança os dados de seus clientes.
A partir do momento em que estes dados sigilosos foram disponibilizados a outras pessoas – em especial os golpistas -, o banco se torna responsável por reparar os prejuízos ocasionados pelo golpe do motoboy.
No caso deste golpe, a vítima acredita que o contato foi realizado pelo banco e a confirmação dos dados pessoais pelo golpista torna ainda mais realista o contato.
Como o golpe se concretizou, é necessário avaliar a atuação do golpista.
Geralmente, são feitas transações bancárias que utilizam todos os limites de crédito disponíveis, envolvendo a realização de compras por cartão de crédito, saques em dinheiro, empréstimos bancários, transferências a terceiros etc.
Sobre tais transações fraudulentas, é importante anotar: as transações realizadas pelo golpista não são compatíveis com o perfil de consumo da vítima.
Deste modo, o banco também possui condições de identificar que há uma fraude em curso e barrar a continuidade do golpe.
Ao não adotar providências imediatas, seja bloqueando as transações ou até mesmo confirmando tais transações com o cliente, assume o risco pelos prejuízos ocasionados ao cliente e tem o dever de repará-lo.
Então, é recomendado que você entre em contato com o banco e informe o ocorrido, descrevendo todas as transações que não foram realizadas por você, as datas e os valores.
O tempo de avaliação pelo banco é, geralmente, de até 5 dias úteis. Nesta etapa, é importante anotar todos os números de protocolo e solicitar que as respostas sejam formalizadas por e-mail.
Se você não receber a resposta do banco ou, também, se o banco se negar a cancelar as compras e devolver os valores que foram perdidos com o golpe, é possível recorrer a Justiça.
O Poder Judiciário avalia que os bancos devem se responsabilizar pelos danos materiais gerados as vítimas do golpe, uma vez que houve falha na prestação de serviços.
Também há casos em que se determina o pagamento de indenização por danos morais, em razão de todo o transtorno causado pela fraude.
E aí, as dicas para evitar o golpe foram úteis para você?
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