
Atrasos e danos causados por prestadoras de serviços? Confira as melhores alternativas para reparar
Atrasos e danos causados por prestadoras de serviços são um aborrecimento na certa. Imagine ter que sair do salão de beleza com a escova feita pela metade por falta de energia elétrica. Você certamente ficaria no mínimo chateada, certo?
Mas você sabia que pode correr atrás do prejuízo em casos assim? Segundo o Código de Defesa do Consumidor (CDC), é possível que você receba o ressarcimento ou a prestação do serviço quando ele não é realizado da maneira correta.
Para ajudá-la a superar esse tipo de inconveniente, elaboramos este artigo com as melhores alternativas para reparar os danos causados pelas prestadoras de serviços. Confira:
Danos causados por prestadoras de serviços: O que fazer?
Os danos causados por prestadoras de serviços não precisam mais afetar tanto você. Ao recorrer ao artigo 20 do Código de Defesa do Consumidor (CDC), você pode exigir a reparação dos prejuízos. Veja abaixo quais são as condições para que isso ocorra:
- reexecução do serviço, sem a cobrança de custos adicionais;
- reembolso integral do valor pago pelo serviço, com correções monetárias e sem prejuízo de eventuais danos;
- abatimento proporcional do valor total.
Então, vale lembrar que você só pode recorrer a esse tipo de reparação em dois casos. Quando o serviço apresenta problemas de qualidade ou não foi prestado de acordo com o ofertado pela empresa.
Reexecução Do Serviço Prestado
Caso você opte pela reexecução do serviço prestado, o artigo 20 do CDC ainda estabelece que esse procedimento pode ser realizado por terceiros. Isso por conta e risco do próprio fornecedor.
Na prática, se a assistência técnica contratada do seu carro informar que não pode refazer o serviço, você pode levar o veículo para outro estabelecimento que realize os reparos necessários. Nesses casos, os gastos ficam sob a responsabilidade da outra prestadora que não a atendeu adequadamente.
Mas atenção. Antes de tomar esse tipo de medida, é importante que você ofereça a oportunidade do fornecedor tentar diminuir o inconveniente. Isso, quer seja através da execução do serviço ou pela indicação de outra empresa.
Entrando Em Acordo Sobre Os Danos Causados Por Prestadoras De Serviços
Se você não conseguir entrar em um acordo sobre os danos causados por prestadoras de serviços, é necessário mover uma ação contra o fornecedor. O Artigo 81 do CDC prevê que você tome essa atitude individualmente ou em grupo de outros consumidores.
Em ambos os casos, é recomendado que você contrate um advogado de confiança. Ele irá assessorar você quanto aos procedimentos necessários e acompanhará o processo para que seus direitos não sejam mais lesados.
Agora que você sabe quais são as melhores alternativas para reparar os danos causados por prestadoras de serviços, entre em contato com o fornecedor e exija que seus direitos sejam respeitados.
Se você não obter sucesso ou ficar insatisfeito com a solução oferecida pelo fornecedor, não deixe de contratar um profissional capacitado para obter o suporte legal que você precisa para ter os seus direitos do consumidor assegurados.