
Suporte Legal Empresarial é Fundamental Para O Sucesso De Uma Empresa
[wp_time_to_read]
Empresas com suporte legal evitam perdas financeiras desnecessárias que podem até inviabilizar o negócio.
Prevenir é sempre melhor do que remediar. Este é um ditado popular que não só se restringe à saúde, mas também a outras áreas vitais para o nosso dia a dia.
No mundo dos negócios esta máxima é mais do que bem-vinda. Deve ser um dos lemas de todo empresário para evitar dores de cabeça, especialmente em questões jurídicas.
Por esta razão que o suporte legal para quem quer começar um negócio ou já tem mas está no início não deve ser encarado como um gasto supérfluo, mas sim um investimento para que gastos bem maiores possam ser evitados futuramente.
Consultoria Jurídica Desafoga As Atividades Do Empresário
O proprietário de uma empresa já tem tantas questões para se preocupar, atividades a realizar e planejamentos a fazer que as preocupações legais viram mais uma atribuição do dono do negócio. E o próprio sócio acaba sendo escravo da própria empresa.
Para o êxito do negócio, o empresário já possui uma série de tarefas são de sua responsabilidade, tais como:
– Verificar se o faturamento está sendo o esperado;
– Compra de equipamentos para fazer a empresa funcionar;
– Acompanhar os avanços tecnológicos de sua área;
– Monitorar a concorrência; entre outras.
Ou seja, o empresário deve, como esperado, administrar seu negócio.
Descentralizar as funções e tarefas dentro de uma empresa é essencial. Ainda mais a descentralização das questões jurídicas. Mas essa descentralização tem de ser endereçada ao profissional certo, ou seja, um advogado especialista em suporte legal para empresas.
Consultoria Jurídica é com especialista
Toda empresa tem um contador. E, em muitos casos, as dúvidas legais do empreendedor são tiradas com o próprio profissional da contabilidade. Nada contra este profissional. Pelo contrário. O contador inclusive deve ter a noção dos principais direitos e deveres que o empreendedor possui.
Mas como se diz no vocabulário futebolístico: “cada um jogando na sua posição”.
Para medidas mais complexas, como o fechamento de contrato com novos fornecedores, parcerias com outras empresas, contratação de funcionários, e muitas outras situações que envolvem questões legais, o acompanhamento de um advogado especializado em assessoria jurídica empresarial é bem mais indicado.
O contador de uma empresa é fundamental. E os departamentos de contabilidade e jurídico devem caminhar na mesma direção, entrosados e totalmente por dentro da realidade da empresa.
O Remédio é Sempre Mais Caro
A pior coisa que pode acontecer com um empresário que está no início de seu negócio é ter gastos não previstos, como pagamento de multas, por desconhecimento legal de algumas ações e rescisão de contratos que não deram certo.
Outra despesa não planejada pelo empresário são problemas trabalhistas. Os funcionários contratados de uma empresa são bem resguardados por lei e a mais simples questão ou ação realizada pelo empregador por desconhecimento legal, pode significar até o fracasso do negócio.
A consultoria jurídica de um escritório especializado resguarda o proprietário da empresa de qualquer deslize legal. Também passa mais autoridade na cobrança de algum direito, diante de um fornecedor, por exemplo e até na formalização de contratos.
Uma empresa que não conta com um suporte legal e é processada por um ex-funcionário, terá de contratar um advogado trabalhista. E o que será pago ao profissional para realizar a defesa pode custar muito mais do valor de uma consultoria jurídica preventiva.
O valor da contratação de uma consultoria jurídica varia de acordo com o tamanho e complexidade da empresa. Então não custa nada fazer uma consulta a um escritório especializado e fazer um orçamento.
Para concluir, vale mais uma vez citar a sabedoria popular: “prevenir é melhor do que remediar”. Empresário: pense nisso.